Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

sábado, 25 de outubro de 2008

UE/Ásia: Líderes de 43 países europeus e asiáticos apoiam cimeira mundial promovida pelos EUA


09h09m
Pequim, 25 Out (Lusa) - Líderes de 43 países europeus e asiáticos manifestaram hoje apoio à cimeira mundial de 15 de Novembro em Washington e apelaram ao reforço da cooperação internacional para ultrapassar a crise financeira global.
Os líderes reunidos na 7ª cimeira da ASEM (Encontro Ásia-Europa), em Pequim, congratularam-se com as medidas de emergência já tomadas em diferentes países e "exprimiram plena confiança que a crise pode ser ultrapassada através de esforços concertados" da comunidade internacional.
Contudo - afirma o comunicado da cimeira -, "é imperativo tratar correctamente a relação entre inovação financeira e regulação, e manter uma saudável política mcroeconómica".
"É necessário melhorar a supervisão e regulação de todos os actores financeiros, e em particular a sua responsabilização", refere o documento.
A ASEM defende, também, que o Fundo Monetário Internacional "deve desempenhar um papel crucial na assistência aos países afectados pela crise, se estes o solicitarem".
Criada há 12 anos, a ASEM reúne os 27 membros da União Europeia mais 16 nações asiáticas, entre as quais a China, Japão, Índia, Paquistão, Indonésia e Coreia do Sul, que no conjunto representam mais de metade da riqueza mundial e cerca de sessenta por cento da sua população.
Portugal está representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
A convocação de uma cimeira mundial sobre o sistema financeiro internacional para o próximo dia 15 de Novembro, em que deverão participar os sete países mais industrializados e 12 das maiores nações em vias de desenvolvimento, foi anuncida quarta-feira pela Administração norte-americana.

Sem comentários: