Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Missão empresarial portuguesa em Timor-Leste analisa prioridades de investimento

23 de Maio de 2013, 06:38

Díli, 23 mai (Lusa) - Uma missão empresarial portuguesa, organizada pelo Banco Espírito Santo, chegou hoje a Timor-Leste para analisar as prioridades de investimento no país, nomeadamente nas áreas das infraestruturas e da habitação social.

"É uma missão empresarial grande e com muito interesse (...), o nosso objetivo como banco é, no fundo, perceber exatamente quais é que são as prioridades de investimento no país e que se enquadrem na estratégia de desenvolvimento", afirmou o diretor coordenador do departamento da Unidade Internacional Premium do Banco Espírito Santo, Ricardo Bastos Salgado.

A missão, organizada em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Indonésia-Portugal, com o apoio das embaixadas de Timor-Leste em Lisboa e de Portugal em Díli, inclui 12 empresas portuguesas.

"Estamos com uma mente perfeitamente aberta para ver quais são os projetos de infraestruturas - e sabemos que há projetos de infraestruturas importantes para serem desenvolvidos -, mas também uma outra área que nos interessa olhar é a da habitação social e saber quais os projetos nesta área e como podemos participar", disse Ricardo Bastos Salgado.

No âmbito do plano de desenvolvimento aprovado pelo Governo de Timor-Leste estão previstas as construções dos novos portos, aeroportos e estradas do país.

Segundo o diretor coordenador do departamento da Unidade Internacional Premium do BES, há um "forte interesse" das empresas, que estão "expetantes" em relação ao potencial de Timor-Leste.

Timor-Leste, com pouco mais de um milhão de habitantes, tem crescido a um ritmo de 10 por cento nos últimos anos e aguarda a sua adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), um mercado com 600 milhões de pessoas.

"É um país que tem potencial de desenvolvimento e há com certeza lugar para que as empresas portuguesas também participem nos projetos que sejam edificantes e prioritários na estratégia de desenvolvimento da República de Timor-Leste", afirmou.

Durante a sua estada em Díli, a missão vai participar, sexta-feira, numa conferência sobre "Mercado e Oportunidades em Timor-Leste", que vai contar com intervenções dos ministros das Obras Públicas, Agricultura e Pescas, Recursos Naturais e Petróleo, Educação, Saúde, Turismo, Transportes e Telecomunicações.

Na sexta-feira, a missão vai também participar em vários encontros para ficar a conhecer os serviços de registo de empresas, alfândegas e impostos, a lei do investimento e a política de terras e propriedades.

Os empresários portugueses vão também reunir-se com a Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste e com a Associação das Mulheres Empresárias.

MSE // ARA

Lusa/Fim

Sem comentários: