Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Missão Empresarial a Timor-Leste e Indonésia

2013-05-09

A AIP - Feiras Congressos e Eventos está a organizar, no âmbito do seu Projecto de Internacionalização, uma missão empresarial a Díli e Jakarta, de 13 a 28 de Junho, com o apoio da Embaixada de Timor-Leste em Lisboa e com a participação do Centro de Negócios da AICEP em Jakarta.

Timor-Leste espera que Portugal se afirme como um parceiro na construção do seu tecido empresarial, pelo que o espaço para as empresas nacionais, apesar da proximidade de economias dominantes como a Austrália e a Indonésia, está disponível e não inteiramente aproveitado. Timor-Leste constitui, por outro lado, uma plataforma privilegiada para os países da ASEAN, um dos mais dinâmicos blocos económicos emergentes.

Com uma economia em desenvolvimento, os processos de reconstrução e capacitação institucional e infra-estrutural têm sido uma aposta do Governo timorense. Os gastos públicos, suportados pelos ganhos com o petróleo, potenciam o clima negocial actual, propício às empresas que procurem diversificar mercados, estudar alternativas de internacionalização e estabelecer novas parcerias.

A Indonésia é um país rico em recursos naturais e debate-se com algumas dificuldades no que respeita à produtividade, formação e adequação de infra-estruturas, desafios que o Plano de Desenvolvimento do Governo indonésio prevê superar com a abertura ao investimento estrangeiro.

Com a disponibilidade de mão-de-obra jovem, a localização numa região com cerca de 16% das trocas comerciais mundiais e das mais rápidas na recuperação da crise mundial, a Indonésia potencia oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, nomeadamente nos sectores da construção civil e obras públicas, máquinas, equipamentos e bens de consumo, com destaque para os bens alimentares, de entre outros sectores.

O Programa de actividades desta iniciativa inclui «briefings» de mercado com as estruturas de apoio empresarial locais, bem como reuniões bilaterais com empresas e/ ou instituições, de acordo com os objectivos traçados por cada participante. As inscrições estão abertas até 15 de Maio.

(c) PNN Portuguese News Network
---- http://www.jornaldigital.com

Sem comentários: