avisou o presidente do Banco Mundial
Presidente do Banco Mundial: Consenso sob necessidade de reforma do
Crise financeira
09.11.2008 - 11h40
Por Lusa
Por Lusa
Os países do G20 estão perto de um consenso sobre a necessidade de reformar o sistema financeiro, numa altura em que as economias estão a entrar “numa zona de perigo”, afirmou ontem o presidente do Banco Mundial (BM), Robert Zoellick.Falando aos jornalistas, à margem da reunião ministerial do G20 em São Paulo, no Brasil, que reúne os países mais avançados do Mundo e os grandes países emergentes, Zoellick afirmou que todos defendem a necessidade de uma resposta coordenada à crise financeira mundial.
No entanto, Zoellick sublinhou que a criação de uma nova arquitectura financeira levará tempo. “Praticamente nenhum país é poupado (...). Todos os países avançam para uma zona de perigo”, avisou o presidente do Banco Mundial.“Estes desafios globais pedem soluções globais”, considerou. “Necessitamos de modernizar o sistema multilateral de modo a que importantes países em vias de desenvolvimento, como o Brasil, possam fazer ouvir a sua voz”, sublinhou.
Mudanças visíveis em dois anos
Robert Zoellick considerou que, “dentro de dois anos, vai-se assistir a verdadeiras mudanças no sistema mundial”.Questionado para saber se a reunião de São Paulo vai nesse sentido, Zoellick sublinhou que “é demasiado cedo para o dizer”.O presidente do Banco Mundial acredita que a situação poderá ficar mais clarificada após a cimeira do G20, a 15 de Novembro em Washington.“Penso que se trata de período de indecisão em que as pessoas tentam ter uma ideia de uma boa conjugação de países e instituições que permitam resolver os problemas de uma forma ao mesmo tempo eficaz e legítima”, sublinhou Zoellick.
Sem comentários:
Enviar um comentário