Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Timor-Leste: João Gomes Cravinho visita Díli para lançar projecto de desenvolvimento


Timor-Leste: João Gomes Cravinho visita Díli para lançar projecto de desenvolvimento

02 de Dezembro de 2008, 06:05

Lisboa, 02 Dez (Lusa) -- O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, inicia hoje uma visita de quatro dias a Timor-Leste, durante a qual presidirá ao lançamento de um projecto de desenvolvimento na zona de Liquiçá.

Trata-se do programa "Mós Bele -- Cluster da Cooperação Portuguesa em Timor-Leste", que visa o "desenvolvimento e bem-estar das populações da zona de Ermera e Liquiçá", as quais "vivem essencialmente da agricultura, em particular, da produção de café e especiarias", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

O projecto, que será lançado quinta-feira, em Maubara, a oeste de Díli, é co-financiado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) em cerca de um milhão de euros e "irá desenvolver-se, numa primeira fase, ao longo de três anos".

"O Cluster da Cooperação constitui um dos três eixos prioritários do Programa Indicativo de Cooperação 2007-2010, entre Portugal e Timor-Leste, e visa a criação de valor sustentável numa região definida, através da integração de diversos projectos e programas de cooperação para o desenvolvimento", indicou a embaixada de Portugal em Díli.

O projecto foi discutido pelo Conselho de Ministros de Timor-Leste a 19 de Novembro.
Em comunicado divulgado na altura, o Governo timorense salientou que "a educação, saúde, agricultura, género, desenvolvimento do sector privado e juventude serão os sectores de actividade abrangidos pelo programa".
São "considerados sectores complementares de suporte a administração do sector público, o abastecimento de água e saneamento, a energia, os transportes e as telecomunicações", ainda segundo o executivo timorense.

Quarta-feira, em Díli, João Gomes Cravinho participará na abertura do I Congresso de Ciências da Saúde de Timor-Leste, que conta com o apoio do IPAD e da Fundação Calouste Gulbenkian.
O programa da visita oficial de João Gomes Cravinho prevê encontros com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, o primeiro-ministro Xanana Gusmão, o líder da Fretilin (oposição), Mari Alkatiri, e o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo.

O secretário de Estado português tem igualmente previstos encontros com o chefe da delegação da Comissão Europeia em Díli, Juan Carlos-Rei, e o representante do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Atul Khare.

Sem comentários: