Horizontal List

Compra de participação maioritária no Greater Sunrise "é histórica" para Timor-Leste
FUTURO
Promulga OJE 2018, PR Lú Olo husu Governu rigor iha ezekusaun

Ai-han Timor Nian
CHINESE INFLUENCE ON RISE IN EAST TIMOR? ‘NONSENSE’
ECONOMIA
Apresentacao do Orcamento Geral do Estado 2018 - PM Taur Matan Rual
Timor Leste - Ekonomi
Bagaimana Ekonomi Timor Leste Setelah 16 Tahun Merdeka?
Timor Leste - Hutang
Akankah Timor Leste Menjadi Perangkap Utang China Berikutnya?
Timor Leste - Public Finances
Sustainable public finances ‘key to Timor-Leste’s future’
Timor-Leste - Banco Mundial
Governo timorense quer Banco Mundial focado em infraestruturas e capital humano

sábado, 3 de maio de 2008

O Desafio que se Coloca à Económia Timorense


O futuro economia de Timor Leste dependerá, em última análise, da criação de um sector privado próspero que possa gerar produção, poupanças, investimento privado e comércio. As políticas públicas para os próximos anos devem, por isso, apoiar um clima em que o sector privado se possa expandir e florescer.
De entre as medidas mais importantes estão:
Estabelecer regras claras—O governo deve manter regras simples, transparentes e estáveis para as actividades do sector privado.
Investir em capital humano—Em particular na saúde e educação, para assegurar que os pobres podem tirar partido destas novas oportunidades.
Criar um sistema legal sólido—significará lidar com assuntos tão difíceis como as reclamações sobre a terra e os direitos de propriedade, criar um sistema judicial forte e manter a lei e a ordem.
• Promover a estabilidade macro-económica—Desenvolvendo políticas fiscais, monetárias, comerciais e de investimento que permitam que os recursos sejam afectados eficientemente.
• Infra-estrutura—Assegurar fornecimentos de água e de electricidade fiáveis, estradas adequadas e portos e aeroportos eficientes. Um dos perigos de promover um crescimento rápido baseado no mercado é o de aumentar as desigualdades—particularmente entre as zonas rurais e urbanas. Alguns destes enviesamentos surgem no quadro do funcionamento do mercado livre mas as políticas governamentais também correm o risco de acentuar estas tendências através do sistema fiscal ou oferecendo subsídios que na prática só são acessíveis aos agricultores mais prósperos. O objectivo deverá ser, portanto, promover o crescimento com equidade, criando oportunidades para o sector privado ao mesmo tempo que se protegem os interesses dos pobres. Isto sublinha a importância não só do estímulo à agricultura mas também de assegurar o tipo de desenvolvimento equilibrado que permita que os benefícios se disseminem pelo país.
O desenvolvimento da infra-estrutura rural será crítico neste aspecto— em especial estradas confiáveis e sistemas de comunicação que permitam que os mercados rurais funcionem eficientemente e que melhorem os preços que os produtores mais pobres recebem pela sua produção. Ao mesmo tempo, Timor Leste deverá desenvolver um sistema financeiro rural, incluindo esquemas de micro-crédito, em especial para as mulheres e outros grupos que poderão estar afastados do mercado de trabalho formal. Melhorar a infra-estrutura rural também deverá estimular outras actividades rurais não-agrícolas— incluindo a indústria pouco especializada, mão-de-obra intensiva, e outros serviços com ela relacionados. Neste caso o objectivo seria o de estimular os rendimentos das famílias rurais, particularmente durante os períodos sazonais de menos trabalho Agrícola.

1 comentário:

heitor disse...

É de louvar a existência de uma página de Economia sobre Timor-Leste. Estamos perante o caso notável de um país pequeno que tem muita gente a escrever sobre ele, não conseguindo passar despercebido à comunidade internacional. Parabéns!