“Os 14 grupos de países com rendimentos baixos são: Afeganistão, Bangladesh, Butão, Camboja, Ilhas Salomão, Kiribati, Laos, Maldivas, Mianmar, Nepal, Samoa, Timor Leste, Tuvalu e Vanatu”.
Entre os 14 países mais pobres da Ásia e do Pacífico, o Afeganistão, Bangladesh, Laos, Camboja, Papua Nova Guine, Vanuato são países que não registrou avanço em nenhum dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio nos últimos anos, segundo minha analise baseado na relatório da Comissão Económica e Social para a Ásia e para o Pacífico. Além de não apresentar desempenho suficiente para cumprir as metas em 2015, os 14 países mais baixo rendimento em Ásia pacifico registra tendência de piora no nível calórico da alimentação diária da população.
De 11 indicadores avaliados — como os relativos a pobreza, educação, saúde e infra-estrutura —, os 14 países mais pobre da Ásia e do pacifico, monitora apenas cinco, e em todos eles registra deterioração ou avanço insuficiente. Nos últimos anos, aumentou a proporção de pessoas com consumo de calorias abaixo do recomendado. As matrículas no ensino básico e a mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos e menores de um ano melhoraram, mas não no ritmo necessário para que o país alcance os Objectivos do Milénio. Todos os outros 13 países analisados apresentam evolução em pelo menos um dos 11 aspectos. É o caso do Timor Leste, que registra evolução em uma meta, ligada à melhoria no acesso à fonte de água tratada. Entre os países mais pobres das duas regiões, Bangladesh foi o destaque, com evolução em cinco dos indicadores seleccionados na minha analise.
De um modo geral, os 14 países menos desenvolvidos da Ásia e do Pacífico avançaram, principalmente em aspectos relacionados à infra-estrutura — como a melhoria no acesso à água tratada e rede de esgoto, além de redução da mortalidade infantil. Por outro lado, segundo o minha analise , esses países continuam a apresentar graves problemas na redução da pobreza e na melhoria na educação.
Os ODM são um conjunto de metas sócio económicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, incluindo áreas como renda, educação, igualdade de género, saúde e meio ambiente. Entre suas metas, a principal delas é a de erradicação de pobreza, que determina que os países devem ter, em 2015, a metade da proporção de pobres em relação a 1990.
Fontes: Banco desenvolvimento Asia
1 comentário:
adorei este site é muito bem elaborado e o conteudo é excelente parabens!!!
gostaria se possivel que me mandassem noticias novas quando tiver. Abraços
Enviar um comentário