Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Timor-Leste classificado entre os 10 melhores na transformação de crescimento económico em bem-estar

A woman sells lettuce on the streets of Dili. 80 percent of the country's 1.1
Foto: www.irinnews.org
O Fórum Económico Mundial informou que Timor-Leste está classificado entre os dez melhores países que transformaram crescimento económico em bem-estar, durante o período de 2006 a 2014.

O Estudo de Impacto do Desenvolvimento Económico Sustentável de 2016 [SEDA, na sigla inglesa], realizado por investigadores do Boston Consulting Group, abrangeu 160 países, analisados em dez dimensões do bem-estar, onde se incluem rendimentos, estabilidade económica, emprego, saúde, educação, infraestruturas, igualdade de rendimentos, sociedade civil, governação e ambiente. De acordo com o Fórum Económico Mundial, "ao avaliar o desempenho dos países em todas essas dimensões, o SEDA estabelece quais os países que estão a gerir bem ou não, tanto a sua riqueza absoluta como o seu crescimento económico, no sentido de melhorar a vida dos seus cidadãos."

No SEDA de 2016, Timor-Leste está classificado em 7º lugar. Etiópia, China e Ruanda ficaram com os três primeiros lugares em termos de progresso e Noruega, Holanda e Finlândia os três primeiros relativamente à transformação de crescimento económico em bem-estar.

Com a melhoria sustentável do bem-estar dos cidadãos timorenses, fruto nomeadamente do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030 e das políticas e Programa do VI Governo Constitucional, os resultados do SEDA de 2016 são muito encorajadores.

Medidas tradicionais de crescimento económico têm dado resultados positivos em Timor-Leste nos últimos anos, especialmente no contexto de abrandamento da economia mundial. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) Não Petrolífero Real foi de 2,8% em 2013, com previsão de crescimento na faixa dos 4,1% a 7,5% no médio prazo. No entanto, o Governo reconhece que as medições de PIB Não Petrolífero Real não conseguem dar uma imagem completa do desempenho do país ou mostrar como aquele crescimento é convertido em bem-estar para os cidadãos.

O Porta-Voz do Governo, Ministro de Estado Agio Pereira, afirmou que "a estratégia de investir para melhorar o bem-estar social, criar infraestruturas de base de qualidade, desenvolver condições económicas e melhorar a eficiência e a eficácia da governação, está a dar resultados. A nossa classificação  entre os dez melhores em termos de progresso, no SEDA 2016, é mais uma indicação da boa direção do nosso rumo para o desenvolvimento." FIM

Díli, 14 de setembro de 2016

Agio Pereira
Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e
Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste
http://timor-leste.gov.tl/?p=16144

1 comentário:

Dr Purva Pius disse...

Hello Everybody,
My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of S$250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of S$250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:{urgentloan22@gmail.com} Thank you.