Horizontal List

Compra de participação maioritária no Greater Sunrise "é histórica" para Timor-Leste
FUTURO
Promulga OJE 2018, PR Lú Olo husu Governu rigor iha ezekusaun

Ai-han Timor Nian
CHINESE INFLUENCE ON RISE IN EAST TIMOR? ‘NONSENSE’
ECONOMIA
Apresentacao do Orcamento Geral do Estado 2018 - PM Taur Matan Rual
Timor Leste - Ekonomi
Bagaimana Ekonomi Timor Leste Setelah 16 Tahun Merdeka?
Timor Leste - Hutang
Akankah Timor Leste Menjadi Perangkap Utang China Berikutnya?
Timor Leste - Public Finances
Sustainable public finances ‘key to Timor-Leste’s future’
Timor-Leste - Banco Mundial
Governo timorense quer Banco Mundial focado em infraestruturas e capital humano

sábado, 17 de setembro de 2016

"É preciso reforçar a participação das mulheres de Timor-Leste na vida económica"

Veneranda Lemos Martins
A Secretária de Estado para o Apoio e Promoção Sócio-Económica da Mulher, Veneranda Lemos Martins, assinou um Memorando de Entendimento com a [empresa de desenvolvimento turístico] Artca Indonesia, representada pelo sua Diretora, Anjar Budiani, para dar formação às mulheres de Timor-Leste na produção do “tais” tradicional (tecelagem manual regional), modernizando-o. O evento teve lugar no dia 15 de setembro de 2016, no salão Maria Gorete, em Caicoli, Díli.

Veneranda Lemos salientou que a Secretaria de Estado para o Apoio e Promoção Sócio-Económica da Mulher (SEAPSEM) estabeleceu este acordo com a Artca Indonesia, para reforçar a participação das mulheres timorenses na vida económica, nomeadamente as que acedem ao Fundo de Transferência Pública. O SEAPSEM selecionou o grupo de mulheres que vai participar no projeto-piloto de reforço da participação das mulheres na vida económica.

O Memorando refere a diversificação dos “tais”, um setor produtivo importante para as mulheres que vivem nas áreas rurais. Além deste, menciona também a reabilitação do setor do café e a formação das mulheres para aprenderem a negociar nesta área.

A Artca Indonesia começou a dar formação às mulheres através do Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente (MCIA), no sentido de tornar os “tais” mais atraentes – não se trata apenas de vendê-los, mas de os tornar atraentes para os turistas.DSC_0159

“Já identificámos grupos de mulheres que acederam ao fundo de transferência da SEAPSEM. A equipa está agora a selecionar um grupo de mulheres que produzem ‘tais’ de melhor qualidade, para lhes dar mais apoio financeiro e formação, a ser dada pela própria Artca Indonesia, a fim de melhorar a produção”, salientou Veneranda Lemos.

A SEAPSEM pretende apostar na preparação das mulheres para os próximos dez ou vinte anos, a fim de, juntamente com os homens, partilharem a responsabilidade pela economia do país.

Estiveram presentes na cerimónia de assinatura do Memorando a Diretora-Geral da SEAPSEM, Maria José Sanches, o Diretor Nacional do Desenvolvimento e Política do Género, Henrique da Silva, e outros funcionários daquela Secretaria de Estado.

http://timor-leste.gov.tl/?p=16181&n=1

3 comentários:

Dr Purva Pius disse...

Hello Everybody,
My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of S$250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of S$250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:{urgentloan22@gmail.com} Thank you.

Unknown disse...

Top Pharmacy college in Haryana

Unknown disse...

Xbox One Black Friday Deals
Black Friday Soundbar Deals

Black Friday Radio FM Deals
Black Friday Home Theater Deals

Amazon Echo Black Friday Speaker Deals
Black Friday Telescope Deals

Black Friday Binocular Deals
Black Friday Tripod Deals