Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

sábado, 14 de setembro de 2013

[Dinheiro Banco] Central de Timor-Leste lança moeda de 100 centavos

O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) lançou hoje a nova moeda de 100 centavos que entrou imediatamente em circulação, refere em comunicado aquela instituição bancária timorense.

Segundo o governador do BCTL, Abraão de Vasconcelos, citado no comunicado, a nova moeda tem o mesmo valor que um dólar norte-americano.

O BCTL decidiu mandar fazer a moeda de 100 centavos porque as notas norte-americanas de um dólar estão "muito tempo em circulação em Timor-Leste" e ficam rapidamente deterioradas e "abaixo do padrão de conservação necessário para que as suas características de segurança de integridade sejam identificadas".

"Mesmo tendo em consideração que a produção de moedas é dispendiosa, as mesmas são aptas a circular durante vários anos antes de ser necessário retirá-las de circulação, ao contrário das notas de um dólar, que normalmente necessitam de ser substituídas ao fim de aproximadamente um ano", esclareceu o Banco Central no comunicado.

A moeda de 100 centavos tem a imagem de Dom Boaventura de Manufahi e é composta por dois metais distintos de cor dourada (no exterior) e prateada (no interior).

A nova moeda, que foi feita pelo Banco de Portugal, vai circular em conjunto com as notas de um dólar.

Na cerimónia de lançamento da nova moeda participaram o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, vários membros do governo e representantes de várias instituições bancárias a operar em Timor-Leste.

http://www.noticiasaominuto.com/
economia/106422/banco-central-de-timor-leste-lan%C3%A7a-moeda-de-100-centavos#.UjRwDaI3uuI

1 comentário: