Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conferência de Doadores angariou mais de três milhões de euros para Timor

por: Fernanda Pinto

Adiantou Celso Ferreira no final do evento

Conferência de Doadores angariou mais de três milhões de euros para Timor

Ainda não está fechado o leque de doadores, mas, adiantou Celso Ferreira, pelas contas feitas, a Conferência de Doadores para Timor permitiu angariar mais de três milhões de euros em máquinas e outras doações.

Ao todo foram cerca de 50 as empresas e instituições que responderam ao desafio lançado por este projecto de cooperação com Timor-Leste e contribuíram com material, equipamento ou mesmo formação. A Cespu, por exemplo, irá contribuir com bolsas de estudo, na área da saúde, para alunos timorenses.

Doações permitiram alavancar sete ou oito novos projectos

Segundo o presidente da Câmara paredense, com estas doações poderão ser alavancados sete ou oito projectos autónomos, de acordo com os interesses estratégicos do país. Tendo em conta os materiais cedidos, o autarca apontou para áreas como construção civil, calçado, têxtil, energia e mobiliário. Celso Ferreira agradeceu, "emocionado", o envolvimento e o Alto Patrocínio dos presidentes da República dos dois países, algo que trouxe mais credibilidade à iniciativa, considerou.

A conferência, realizada no Auditório da 'A Celer', em Rebordosa, na passada sexta-feira, contou, na abertura, com a presença do General Ramalho Eanes, em representação da Presidência da República Portuguesa. No encerramento, o secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, considerou que o sucesso do projecto justifica o reconhecimento por parte do Governo. Caracterizando a autarquia paredense como um elemento dinamizador, o representante do Governo frisou que a cooperação com Timor deve continuar. Fernando Serrasqueiro disse ainda que o comércio internacional deve ser estimulado e adiantou que estão a preparar uma linha de crédito para o investimento naquele país.

Mais de 50 empresas/instituições apoiaram

O presidente da República de Timor-Leste considerou esta uma das conferências mais úteis e interessantes em que participou nos últimos anos. Visivelmente satisfeito com os resultados da iniciativa, e já depois de, no dia anterior, ter referido que desejava que projectos como os levados a cabo por Paredes em Timor-Leste fossem replicados, Ramos Horta agradeceu o acolhimento, hospitalidade e apoio que têm recebido do Estado português.

Recorde-se que a cooperação de Paredes com Timor-leste, mais propriamente com Baucau, permitiu construir uma fábrica de mobiliário com materiais doados pelos empresários locais. A iniciativa, "Uma Fábrica para Timor", lançada em 2007, é considerada por todos um grande sucesso.

Fonte: http://www.verdadeiroolhar.pt/
http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?id=14945&secao=paredes

Sem comentários: