Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Inflação anual medida em Junho passado: 6,6%

A Direcção Nacional de Estatística continua a divulgar o Índice de Preços no Consumidor (IPC) com base num cabaz de compras estabelecido em 2001 e que está, por isso, já algo desactualizado.
Os números da inflação homóloga (Junho deste ano vs Junho/09) dizem-nos que os preços terão subido, em média e neste período, de 6,6%, o que é uma taxa de inflação que começa a dar alguma preocupação tanto mais que no início do ano ela era ligeiramente negativa.


A evolução do preço do arroz, da carne e da gasolina, entre outros, é parte da explicação para a evolução verificada. Alguma desvalorização do dólar face às moedas dos principais fornecedores (nomeadamente a Indonésia e a Austrália) é também parte da explicação. A tendência recente parece ser de uma certa estabilização do valor da inflação, havendo estimativas de que no conjunto do ano de 2010 ela se ficará pelos cerca de 4%.

por A. M. de Almeida Serra

Sem comentários: