Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ministro indonésio desafia empresas lusófonas a aproveitar vantagens de Timor-Leste

Lusa 26 Fev, 2016, 07:40 | Economia

Thomas Lembong
Ministro do Comercio da Indonesia
O ministro indonésio do Comércio desafiou hoje os empresários lusófonos a aproveitarem a localização geográfica de Timor-Leste, que beneficiará nos próximos anos do crescimento económico dos seus países vizinhos, especialmente da Indonésia.

"Para os empresários dos países lusófonos, Timor-Leste é muito interessante como um local para ter uma presença. Timor-Leste vai ser cada vez mais arrastado pelo crescimento económico da Indonésia e, por essa ligação, do crescimento da ASEAN [Associação das Nações do Sudeste Asiático]", disse Thomas Lembong.

"Oficialmente apoiamos o processo para Timor-Leste se juntar à ASEAN. Ainda falta fazer muita coisa, em termos de capacitação. Mas não tenho dúvidas de que Timor-Leste se unirá", afirmou.

Thomas Lembong falava numa conferência organizada no âmbito do 1.º Fórum Económico Global da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], que reúne em Díli empresas de cerca de 25 países, de uma gama variada de setores, no maior encontro empresarial da história do país.

O governante indonésio, da nova geração de líderes do seu país, saudou as crescentes relações bilaterais entre Timor-Leste e a Indonésia - "a fronteira está a três horas de Díli" -, considerando que o passado foi ultrapassado.

"Timor é um vizinho altamente apreciado. Sou um dos ministros jovens do Governo. Sou da próxima geração. Temos muito pouca memória do passado traumático entre Timor-Leste e a Indonésia. Estamos muito contentes em manter e reforçar a nossa relação com Timor-Leste", disse.

Lembong considerou que apesar da desaceleração e incerteza, este é um bom momento para investir, com "preços e moedas baixas", considerando que a economia do seu país está novamente a retomar o crescimento mais acelerado.

"A ASEAN tem um pouco a reputação de ser um clube um pouco aborrecido. O progresso é muito gradual, não dominamos a atenção da imprensa. Mas apesar disso, a ASEAN tornou-se um oásis, uma ilha de estabilidade, com crescimento de quatro a seis por cento", disse.

A economia indonésia também está a recuperar com um crescimento previsto de entre 5,2 e 5,3 por cento este ano, acrescentou. E ainda que se tenha ressentido com a queda do preço do petróleo e dos bens essenciais, "tem uma economia suficiente diversificada" para voltar a recuperar.

http://www.rtp.pt/
Ministro indonésio desafia empresas lusófonas
 a aproveitar vantagens de Timor-Leste


1 comentário:

Dr Purva Pius disse...

Hello Everybody,
My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of S$250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of S$250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:{urgentloan22@gmail.com} Thank you.