Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Sistema de Contabilidade Nacional de 2012 confirma o forte crescimento do PIB não-petrolífero de Timor-Leste

Díli, 30 de julho de 2014

A “Contabilidade Nacional 2000-2012 de Timor-Leste” foi oficialmente apresentada na passada sexta-feira, dia 25 de julho, na Reunião com os Parceiros de Desenvolvimento de Timor-Leste. Elaborado de acordo com o Sistema de Contabilidade Nacional das Nações Unidas de 2008, este conjunto de contabilidade macroeconómica fornece dados globais e consistentes que são importantes para a definição de políticas, análise e pesquisa.

Esta é a quarta edição da Contabilidade Nacional publicada pela Direção Geral de Estatística e permite comparações precisas sobre a atividade económica no período de 2000-2012.

A edição de 2014 confirma o forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero de Timor-Leste. Em 2012 o PIB não-petrolífero de Timor-Leste cresceu 7.8% em termos de preços constantes, com um crescimento de 13.1% nas despesas de consumo final dos agregados familiares, associado a um crescimento significativo da agricultura de subsistência em 2012.

Os setores industriais que cresceram em 2012 foram os de Informação e Comunicação, com um aumento de 19.6%; a Agricultura, Florestas e Pescas, com um aumento de 14.6%; as atividades Imobiliárias, com um aumento de 14.4%; a Administração Pública, com um aumento de 11.0%; Minas e Pedreiras, com um aumento de 7.9% e o Comércio Grossista e Retalhista, com um aumento de 7.3%.

O PIB Total para Timor-Leste, em 2012, a preços correntes, foi de $5,579 milhões, correspondendo o setor petrolífero a 77.2% e o setor não-petrolífero a 22.8% do PIB total, um aumento na proporção da contribuição do não-petrolífero para o PIB, em comparação com os valores de 2011.

A Contabilidade Nacional 2000-2012 de Timor-Leste está disponível no sítio da Direção Geral de Estatística [http://www.dne.mof.gov.tl].

Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste.

http://timor-leste.gov.tl/?p=10456&lang=pt

Sem comentários: