Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Banco Asiático de Desenvolvimento inaugura novo escritório em Timor-Leste

19 de Novembro de 2013, 15:01

A ministra das Finanças Emília Pires acompanhada de altos funcionários com o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) inauguraram ontem um novo escritório para a Missão Residente como um sinal de compromisso contínuo da ADB para o desenvolvimento do país, segundo o portal de notícias de economia 4-traders.

"A expansão do nosso escritório em Díli e do nosso portfólio em Timor -Leste são a prova da nossa forte parceria e o compromisso de longo prazo para ajudar Timor-Leste a alcançar os seus objetivos de desenvolvimento ", disse Noriko Ogawa , diretor geral adjunto do departamento do ADB do Pacífico, que participou no evento ao lado do representante da Residente Shane Rosenthal .

As prioridades para o ADB continuam a ser no sentido de melhorar as infra-estruturas, desenvolver o setor privado e habilitar a formação para impulsionar o crescimento económico em Timor -Leste, segundo o portal de economia.

O ADB está a ajudar o governo na preparação para a integração económica regional, com foco na sua disponibilidade para aderir à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) .

Segundo a Estratégia de Parceria ADB existente de 2011-2015, o ADB alinhou as suas atividades com o plano de desenvolvimento estratégico do governo, no sentido de expandir o portfólio do país e o conhecimento de trabalho.

Uma vez que Timor-Leste tornou-se um membro do AD, em 2002, já recebeu dois empréstimos do Capital Ordinário de Recursos, um no valor de 31.850 mil dólares e outro no valor de 40 milhões de dólares americanos.

O país também recebeu dois empréstimos de Fundo asiático, um de 9.15 milhões e outro de 10 milhões de dólares americanos.

Seis subsídios num total de 52.800 mil dólares de um Fundo de Confiança para Timor-Leste, cinco subsídios de um Fundo de Desenvolvimento asiático (ADF) no valor total de 85 milhões de dólares e 41 projetos de assistência técnica no valor de um pacote de 34,51 milhões dólares .

Quatro concessões ADF ($78 milhões) e sete projetos de TA (19,25 milhões dól. americanos) estão ativos, segundo a 4-traders.

SAPO TL com 4-traders 

Sem comentários: