Horizontal List

PM Rui Araujo
Investir no futuro de Timor-Leste
FUTURO
Timor-Leste acolheu a mais recente reunião trilateral da plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália

Ai-han Timor Nian
Ramos-Horta
"Tantangan Timor Leste Makin Berat"
ECONOMIA
"..fo-hanoin ba ukun nain sira nebe tinan tinan truka hela deit ministrus, atu hare ba povu nia moris nebe "kuaze 50%" povu sei moris iha linha pobreza nia laran..."
Australia-Timor Leste
Notre Dame students experience the world and help those in need in Timor-Leste
Empresários - Timor Telecom
Empresários timorenses e fundo das Fiji na corrida pela Timor Telecom
Timor-Leste - BAII
Timor-Leste inicia processo de adesão ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas
Timor-Leste - Maluku
Maluku kaji kerja sama dengan Timor Leste

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Missão empresarial da Nersant na Indonésia e Timor

Na sequência de uma reunião com a Embaixada da Indonésia, a Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, irá estender à Indonésia a sua Missão Empresarial a Timor-Leste, previamente agendada. A viagem será realizada em Março do próximo ano e tem como objectivo o estabelecimento de relações comerciais directas entre Portugal e estes países do sudeste asiático.

De acordo com o Embaixador da Indonésia em Portugal, Albert Matondang, “as comunidades empresariais indonésia e portuguesa estão muito afastadas”, pelo que a missão empresarial terá como principal finalidade, a aproximação entre estes dois mercados.

Para tal, o Embaixador da Indonésia referiu na reunião que “a Embaixada e o Governo Indonésio se irão empenhar fortemente na organização da Missão e na identificação dos parceiros certos para desenvolvimento de negócios” e que ele próprio se encontra “disponível para apresentar as mais recentes oportunidades de negócio no mercado indonésio”.

“Oportunidade para investir em Timor-Leste é agora”

Relativamente a Timor-Leste, a missão estava já a ser preparada pela Nersant e conta com o acompanhamento do primeiro-ministro deste país, Xanana Gusmão, que também irá participar em algumas reuniões de trabalho durante a visita da delegação portuguesa. Segundo este, a “oportunidade para investir em Timor-Leste é agora”, uma vez que está em marcha o Plano Estratégico de Desenvolvimento, “que permitirá ao país concretizar o seu potencial enquanto economia moderna, com infra-estruturas de qualidade, incluindo estradas, portos, electricidade e telecomunicações”, referiu o primeiro-ministro na Conferência Internacional sobre Investimento que decorreu recentemente em Díli.

Indonésia e Timor-Leste têm tido um crescimento económico enorme, apresentando-se como mercados bastante apetecíveis para qualquer sector de actividade. A Indonésia, mercado com 240 milhões de habitantes, apresentou, em 2009, um crescimento do PIB de 6 por cento, enquanto que Timor apresentou, no mesmo ano, um crescimento económico de 13 por cento .

De referir que já estão inscritas nesta missão empresas dos sectores dos minerais não metálicos, cerâmica, construção civil e obras públicas, formação profissional, construção de redes de gás, têxtil, projectos de construção civil e máquinas e equipamentos para a construção civil.

Sem comentários: