Horizontal List

Compra de participação maioritária no Greater Sunrise "é histórica" para Timor-Leste
FUTURO
Promulga OJE 2018, PR Lú Olo husu Governu rigor iha ezekusaun

Ai-han Timor Nian
CHINESE INFLUENCE ON RISE IN EAST TIMOR? ‘NONSENSE’
ECONOMIA
Apresentacao do Orcamento Geral do Estado 2018 - PM Taur Matan Rual
Timor Leste - Ekonomi
Bagaimana Ekonomi Timor Leste Setelah 16 Tahun Merdeka?
Timor Leste - Hutang
Akankah Timor Leste Menjadi Perangkap Utang China Berikutnya?
Timor Leste - Public Finances
Sustainable public finances ‘key to Timor-Leste’s future’
Timor-Leste - Banco Mundial
Governo timorense quer Banco Mundial focado em infraestruturas e capital humano

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

FMI melhora previsões para economia timorense em 2018

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta as previsões sobre a economia timorense e antecipou que o Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero possa crescer este ano 0,8%.

O Fundo reviu contudo em baixa as contas sobre 2017, quando a economia contraiu 4,6%.

No "Regional Economic Outlook" para a Ásia e Pacifico - um de vários relatórios divulgados este mês pelo FMI - a instituição mostra-se também mais otimista do que em abril face ao comportamento em 2019, quando prevê um crescimento de 5%.

No relatório de abril o FMI fixava o recuo da economia no ano passado em 4,1%, agravando agora a contração em cinco pontos percentuais, para -4,6%, melhorando a previsão para 2018 que era de um recuo de 2% para um crescimento de 0,8%.

A inflação, outro indicador sublinhado no texto, foi em 2017 de 0,6%, muito abaixo da média dos países emergentes da Ásia (que foi de 3%), devendo subir para 1,8% este ano e 2,7% em 2019.

Num dos outros relatórios de outubro, que monitoriza a 'saúde' das finanças públicas, o FMI diz que o saldo geral do Estado foi no ano passado de -19,5% do PIB (quase quatro vezes mais que a média do grupo de países produtores de petróleo).

Esse valor, que foi de -35% em 2016, deverá descer para -17,1% este ano - com o investimento do Estado a permanecer reduzido - voltando a crescer para -27,8% em 2019.

Timor-Leste está agrupado entre 33 países produtores de petróleo e sete considerados "produtores de petróleo com baixos rendimentos", nomeadamente Camarões, Congo, Costa do Marfim, Iémen, Nigéria e Papua Nova Guiné.

As receitas não petrolíferas equivalem a cerca de um terço do PIB, valor que é mais do triplo da média entre países produtores de petróleo.

https://www.dn.pt/lusa/interior/fmi-melhora-previsoes-para-economia-timorense-em-2018-9989415.html

Sem comentários: